Panela da Bruxa: Caldeirão de bruxa.
Textual description of firstImageUrl

Caldeirão de bruxa.

Um caldeirão com substância fervendo.

O caldeirão de ferro ou bronze é um ícone que acompanha todas as histórias de bruxas. Não é a toa, porque sem dúvida é onde ela prepara muitas de suas poções.

A palavra deriva do latim "caldrius", que quer dizer quente, e foi a raiz para as derivações em várias línguas. Em francês "chaudron", em inglês e irlandês "cauldron", em espanhol "caldera", em italaino "calderone".

Apesar de ser um utensílio muito usado e difundido entre os celtas é difícil de ser encontrado em sítios arqueológicos. Essa dificuldade
advém daquilo que parece ser um antigo ritual - eles enterravam os caldeirões em pântanos - e os arqueólogos ainda não compreenderam totalmente essa atitude. Alguns pouco foram encontrados e estão em museus europeus.

Caldeirão da idade do bronze
 Caldeirão de Lisdrumturk (Irlanda), final da idade do bronze (1300-700 a.C) medindo 29,5 cm. de altura por 50 cm. de diâmetro.
Caldeirão da idade do ferro.
Caldeirão de Chiseldon (Inglaterra), idade do ferro      (200 - 50 a.C).







Apesar de já conhecerem bem a fundição, percebe-se que eram fabricados com chapas de ferro ou bronze emendadas com rebites, o que supostamente poderia gerar alguns problemas de estanqueidade, mas suponho também que eles deveriam ter seus bons motivos para fazerem assim.

Quase que certamente, os caldeirões das imagens pertenceram a alguma bruxa que, pelo visto, cozinhava para uma família pequena.

Hoje, as panelas ou caldeirões de bruxa são os de ferro fundido e são muito bons, são os melhores. Como se sabe eles devem receber um tratamento especial quando novos. Esse tratamento chama-se cura e consiste no seguinte:
* Lave o caldeirão com água fervente sem usar sabão ou detergente;
* Seque-o no fogo e espere esfriar;
* Aplique uma camada de azeite ou óleo em toda a peça, por dentro e por fora e aguarde alguns minutos;
* Coloque de boca para baixo em sol forte ou sobre a chama do fogão até queimar o óleo;
* Lave-o novamente com água quente e seque na chama do fogão;
* Dê preferência por uma fritura na primeira vez que fizer alguma comida;
* Nunca guarde uma panela ou caldeirão de ferro sem estar totalmente seco e nunca use sabão ou detergente. 

Minha sugestão é que você tenha uma chaleira, uma panela pequena e um caldeirão, todos de ferro. Ou os mesmos modelos em cerâmica ou vidro, nunca em alumínio.

Celta falando.

+ Veja postagem Comida, bebida ou poção mágica?

+ Como obter o máximo da energia vital das ervas

Nenhum comentário:

Postar um comentário